sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Livros Tilda em Língua Portuguesa



Olá queridas!

Quando comecei a montar a minha biblioteca Tilda confesso que fiquei um pouco confusa em meio a tantas capas e títulos disponíveis no Brasil e encontrados nas livrarias Cultura e Saraiva. O motivo da confusão, logo me dei conta, é que se trata dos mesmos livros, porém em diferentes idiomas e capas. Assim, se não ficar atenta corre-se o risco de comprar livros em duplicidade.

Até o momento a Tone publicou 16 títulos. A edição em Inglês do 16º ainda não chegou ao Brasil, mas já está sendo vendido na Cultura (a chamada pré-venda).

Uma das minhas dificuldades com os livros é o idioma. Tenho muita vontade de ter na minha coleção pelo menos um exemplar em norueguês, o idioma em que os livros são originalmente publicados, mas se já passo sufoco com o inglês, o francês e o alemão, imagine com a língua nórdica!

No começo eu executava os projetos com o dicionário do lado, mas agora já me habituei aos termos e o processo não varia muito, a não ser em projetos muito peculiares. Com a prática a gente vai fazendo “de olhos fechados”, rsrs (brincadeirinha).

O primeiro livro da Tone foi lançado em 2003, com o título original norueguês “Jul med Tildas venner”. Esse livro foi traduzido para outros idiomas e a edição que comprei é em alemão, publicada em 2009, com o título: “Tildas Weihnachter”. É um belíssimo livro dedicado ao Natal, com projetos maravilhosos para decorar a casa e presentear. É nele que tem a rena, por exemplo.

É este:

O que há disponível até o momento em português:
 É neste livro que você encontra uma Tilda clássica inspirada em Marilyn Monroe: a Tilda "costureira". A edição que tenho é em francês.

 Neste, como a capa já mostra, você encontra a "Tilda de macacão", como ficou conhecida na Internet. Aqui também está o Anjo do Jardim, uma das mais bonitas bonequinhas, e a guirlanda de Verão.
 Livros dedicados ao Natal são vários, este é um deles. Apesar de ter poucas páginas, há vários projetos lindos para decorar a casa e presentear nessa época do ano
De todos os livros, "Ideias para o Inverno" é o que tem menos projetos. Investi na compra dele apenas para ter a minha biblioteca completa, mas não é daqueles livros que fazem a gente suspirar! Porém, há uma linda casinha para se fazer e tildinhas para pendurar na árvore de Natal.
Dos mais recentes já publicados pela Tone é o "Ideias para a praia". Um livro encantador, lindo, com vários projetos deliciosos!
Todos os livros acima tem menos de 50 páginas. "O Ateliê da Tilda" é o primeiro livro com mais de 150 páginas traduzidos para o português. É um dos clássicos! É maravilhoso e tem várias bonequinhas lindas para reproduzir! É um investimento que vale muito a pena fazer. Adoro!
Vamos ficar na torcida para que outros clássicos sejam também traduzidos!

O que vou falar agora não é propaganda, viu gente? Não ganho nada com isso, absolutamente! É apenas dica para quem estiver interessada em investir numa biblioteca Tilda. Os livros já traduzidos para o nosso idioma estão com preços promocionais na Livraria Cultura. Vale a pena investir se você quiser ter instruções completas, moldes em tamanhos originais e acesso a todos os projetos da Tone, sem falar que os livros são belíssimos e ficam à sua disposição para quando quiser executar algum, dentro do seu ritmo. É a melhor opção, se você realmente gosta de Tilda!
Espero que tenham gostado!
Bom fim de semana!
Beijinhos
Ju

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Detalhes Tilda no meu cantinho de costura


 Olá, queridas fãs de Tilda!
Compartilho hoje alguns detalhes Tilda que decoram meu cantinho de costura, meu pequeno mundo encantado, onde produzo minhas artes e onde esqueço de tudo!
O cantinho da  máquina de costura... 
Biblioteca Tilda. Consegui montar a coleção completa! Só está faltando o que ainda não chegou ao Brasil, mas muito em breve estará aí! No canto esquerdo o adorável suporte para fitas e rendas. Ainda não comprei fitas Tilda, mas quem sabe um dia?
Algumas das bonequinhas e o Bunny. Muitas das que fiz não estão mais comigo; foram presentes para encantar outras casas!

Essa cadeira de balanço era da minha bisavó! Vou dar uma repaginada nela em breve!
Na janela, a rena,  a bailarina e o caracol
Nunca mostrei meu caracol Tilda antes! É um fofo!
Espero que gostem!
Desejo a todas uma ótima semana!
Fiquem com Deus
Beijinhos
Ju

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Sweetheart Doll

Olá queridas!
Ela é uma fofa, um amor! Estou falando da Sweetheart Doll, a bonequinha do novo livro da Tone. Ele ainda não chegou, houve um atraso no lançamento e a Livraria Cultura já me informou que só receberá no final de Novembro. Adquiri na pré-venda a um preço razoável e agora já está bem mais caro. Foi bom ter me adiantado, rsrs.
Mas enquanto o livro não chega, com suas 128 páginas repletas de fofurices, euzinha aqui não resisti e fiz a doce bonequinha utilizando o kit que já está disponível!
Este

Dentro dele vem moldes, instruções super detalhadas com imagens, tecidos, linhas, agulhas, botões, palito de madeira, tinta, pincel (um amor o pincel cor-de-rosa, que esqueci de colocar para a foto!), elástico, papel termocolante e velcro (nem usei).


Não é simples fazer essa linda bonequinha...
Primeira dificuldade: a jaqueta. Ela é forrada e utiliza-se o mesmo tecido para o forro. Penei para fazer. Fiquei tão concentrada que nem pensei em fotografar algumas etapas do processo. Além disso, tem várias preguinhas que precisam ser feitas com cuidado. E querem saber o que aconteceu? Depois de tudo costurado percebi que uni uma parte da frente ao contrário e a preguinha ficou virada para o lado oposto! Depois de tanta trabalheira claro que nem pensei em desmanchar!
Vejam a minha Sweetheart Doll gente!!!
Ela mede 30 cm em pé
Essa prega era para ter ficado para o outro lado! E eu passei o ferro muito até embaixo. Não é para ser assim, viu? Mas isso dá para ajeitar fácil, fácil. É só passar novamente.
As mangas da jaqueta não tem forro
A medalha é feita com o papel termocolante. Aliás, de muito boa qualidade, viu? E sobrou um bom pedaço para outras artes!
A calça é um mimo. Tem elástico na cintura e nas perninhas. As perninhas são levemente curvas e viradas para fora. Costurei à mão os pezinhos...
Mãozinha também costurada à mão
A cabecinha de Sweet não é achatada. Depois de colocar o enchimento - e precisa ficar bem cheinha - ela precisa ser delicadamente moldada com as mãos. Reparem na reentrância sutil que mostra a primeira seta e na projeção sutil que mostra a segunda seta
 Aqui dá para ver melhor
Na parte de trás também tem essa projeção, então a cabeça fica com um formato bonito, arredondado.
A bandana e o laço: detalhes muito lindos!
Esse laço é para ser preso com pequenos pontos de costura, mas optei por prendê-lo de um modo muito mais simples: com um alfinete pequeno, por trás. Nem se vê e fica perfeito!

Alguns detalhes do processo
 Segunda dificuldade: traçar o cabelo. Precisei fazer 3 vezes. Essa da foto é a segunda. A primeira está na parte de trás. Não é fácil para mim, que não tenho habilidade para desenho à mão livre. Precisei refazer a cabeça (usando o tecido do kit e ainda sobraram pedacinhos), porque não gostei das duas primeiras tentativas e a peça ficou inutilizada... Na terceira, deu certo!
 Terceira dificuldade: pintar o cabelo. É preciso bastante cuidado. Usei duas demãos de tinta, para uma boa cobertura. A tinta que vem no kit é um pouco mais líquida que a nossa tinta para tecido e tem uma tendência a se espalhar no tecido de algodão.
Pintei primeiro a parte de trás, os pirotes e tudo o mais, deixando as bordas por último, depois de tudo seco. Então, fiz uso de fita crepe para ir isolando as áreas com cuidado e fui pintando devagarzinho, com muita paciência.

A calcinha!
O tecido é dobrado duas vezes na cintura e nas perninhas, criando uma passagem para o elástico. Costurei à mão.


 Prontinha!
Quarta dificuldade: prender a cabeça no corpo. A cabeça é grandinha e tem um certo peso em relação ao corpinho. O pescoço precisa estar bem recheado e vi que não seria fácil segurar as duas peças e costurar ao mesmo tempo. Tive a ideia de colocar um espetinho de madeira na boneca (aqueles para churrasco), de baixo para cima, de modo que a ponta fina saísse bem no centro no pescoço. Então, encaixei a cabeça delicadamente, alinhando costura com costura. Prendi com alfinetes e completei o enchimento deixando tudo bem firme a alinhado. Só então costurei. Ficou perfeito e muito fácil de manusear. Percebi que o espeto de madeira deixou tudo muito firme, então não o retirei. Coloquei a bonequinha sentada e medi a parte que deveria ser cortada. Pronto!
Só então vesti a Sweet.
Quinta dificuldade: pintar os olhinhos. Os olhinhos da Sweet tem 7 mm de diâmetro e precisam ser colocados na posição correta. Aliás, o kit trás a orientação sobre as distâncias para se traçar o cabelo e os olhinhos, o que facilita muito, mas como pintá-los no tamanho correto? Lembrei dos meus pinceis, ou melhor, da ponta dos meus pinceis e lá fui eu medi-los. Descobri que o pincel de cerdas nº 20 da Condor  (cabo amarelo) tem exatamente o diâmetro de 7 mm! Não podia ser melhor!
Como sobrou tecido da jaqueta e da calça, tive a ideia de fazer um banner bordado, usando como modelo o que está na caixa do kit:
E é isso. Mais um desejo realizado!
Eu amei a minha Sweetheart Doll e espero que vocês também gostem!
Bom fim de semana!
Beijinhos
Ju



terça-feira, 13 de outubro de 2015

Ice Skating Angel

 Olá!
Finalmente concluí a minha linda patinadora! Fiz Devagar, com muita paciência e carinho, como toda Tilda exige, mas esta em especial foi feita com os materiais do kit, então todo cuidado é pouco para aproveitar bem, sem desperdiçar e sem errar, pois o tecido principal (a pele sintética) não tem como ser reposto e é com ele que se faz praticamente toda a bonequinha.
São 53 centímetros de pura delicadeza e não me canso de ficar olhando para ela! 
 Tudo começou assim ...
Alguns detalhes do processo
Os patins são colocados por último, mas não resisti à vontade de ver como ficariam!
A saia, num floral miúdo gracioso
A parte de baixo do casaco e as rendas, tudo costurado à mão
Contrastes bonitos
Cabelinho e protetores de ouvidos
Mãozinhas bem aquecidas!
Para dar mais firmeza e forma a esta peça, coloquei um pouquinho de enchimento
E as botas? São muito fofas!
As asas fazem parte do conjunto, mas não gosto muito ... Coloquei apenas para a foto.
Amei fazer essa linda patinadora. Desejo realizado!
Espero que gostem e se inspirem!
Beijinhos
Ju