segunda-feira, 21 de abril de 2014

A Princesa e a ervilha / The Princess and the pea

Em 1835, o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen publicou uma versão particular de um dos contos da literatura folclórica sueca: "A Princesa e a ervilha". Uma história repleta de ingenuidade e delicadeza para povoar o imaginário das crianças do século XIX. 
O conto relata a história de um príncipe que desejava casar com uma princesa de verdade, mas ele estava tendo dificuldade em encontrá-la. Em certa noite de muita tempestade, bateu à porta do castelo uma moça, dizendo-se uma verdadeira princesa. Porém, devido às condições do tempo, ela estava em péssimas condições, toda molhada e com água escorrendo pelos cabelos. Para testar se a moça falava a verdade, a rainha a convidou para dormir no castelo. Antes porém, colocou uma ervilha na cama em que a moça iria dormir e, por cima, vários colchões e cobertas.
No dia seguinte, ao perguntar à moça como ela tinha passado a noite, recebeu como resposta que a noite tinha sido péssima, porque alguma coisa a havia machucado. Com esta resposta, a jovem comprovou ser uma verdadeira princesa, pois somente uma verdadeira princesa poderia ter a pele tão sensível, e casou com o príncipe.
Nessa atmosfera, Tone Finnanger encontrou inspiração para criar uma das personagens do seu maravilhoso livro "Fairy Tale Wonderland", repleto de personagens saídos das histórias infantis que marcaram a sua infância.
No livro, a princesa do conto é uma delicadeza só e foi criado todo um cenário, com caminha, colchões e até a representação de uma ervilha, tal qual a história.
É tão encantador que dá vontade de reproduzir tudo! Mas fiz apenas a bonequinha...
Ela é alta (49 cm) e muito esguia. Uma das características das personagens deste livro da Tone é que, com exceção da tildinha na xícara, todas as demais bonequinhas não tem cabelinho feito com lã. O cabelo é pintado na cabeça, em alusão às antigas bonequinhas de porcelana
Toda delicada



E as pernocas longas e finas, usando meias 7/8!
Eu amei fazer!!
Agradeço as visitinhas e comentários e desejo a todos que passam por aqui uma ótima semana!
Beijinhos
Ju




11 comentários:

  1. Oiiii, minha flor !!!
    Só um conto de fadas para justificar tamanho encanto e beleza !
    Já tive vontade de fazer uma, mais acabei deixando para depois, mas agora vendo a sua...
    Ficou perfeita amiga,parabéns !
    Tenha uma ótima semana !

    Sonia Faria

    ResponderExcluir
  2. Ficou maravilhosa amiga! Me surpreendo a cada Tilda que vc faz, sempre uma mais bela que a outra! Bjos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Jú!!!!
    Linda!!! Trabalho perfeito!
    Como eu quero aprender a colocar o plumante sem ficar os gominhos!! Ainda não cheguei no ideal!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Ju!!! Obrigada pelas dicas tão preciosas! Sabe que o ferro eu já passo na Tilda pronta, acho que ajuda bastante como acabamento final! Mas não passo com o detalhe que vc falou, vou fazer isso agora! Amei a idéia da caneta pois eu encho o plumante com palito, e têm muito fundamento o que vc falou!! Agora, vou ficar aguardando o resultado do teste que irá fazer! Jú, estou conhecendo seu outro blog, estou amando conhecer seu ateliê! Aonde comprou o armário de mdf? Pagou caro? Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Que delicadeza!
    Digna de um conto de fadas!
    Beijinhos, querida

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, a gente se sente na história, é um encanto receber suas postagens, suas bonequinhas são perfeitas princesas, como nos contos de fadas, agradeço e desejo que seja sempre abençoada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  7. Salut Ju..me encantei no seu mundo encantado..a Tilda ficou linda..amei todos os detalhes..
    Beijos da Bruxinha

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus!!! suas Tildas vêm carregadas de magia, doçura, é encantador mesmo esse seu mundo!!
    Esse conto eu lembro muito bem!! contei pra meus filhos e o repito sempre quando alguém não conhece; esse mundo é mesmo mágico. Mais uma vez, parabéns pelos seus trabalhos belíssimos!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Que lindo trabalho, que blog maravilhoso!! Faço pós em Literatura Infantil e Andersen é nossa inspiração mor. Amo Tildas também e sempre uso bonecos para contar histórias, é dentro da área artística de teatro de formas animadas. Parabéns, suas Tildas são perfeitas. Estou na espera do meu livro, logo chega. Contos de fadas é apaixonante! abç Suzue

    ResponderExcluir
  10. Que perfeita! Ficou linda, essa Tilda!!!!
    Nao encontro o molde desse vestidinho. Sabe onde acho? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você encontra o molde no livro "Fairy Tale Wonderland".
      Abraço,
      Ju

      Excluir

Obrigada pela visita e volte sempre!