sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Livros Tilda em Língua Portuguesa



Olá queridas!

Quando comecei a montar a minha biblioteca Tilda confesso que fiquei um pouco confusa em meio a tantas capas e títulos disponíveis no Brasil e encontrados nas livrarias Cultura e Saraiva. O motivo da confusão, logo me dei conta, é que se trata dos mesmos livros, porém em diferentes idiomas e capas. Assim, se não ficar atenta corre-se o risco de comprar livros em duplicidade.

Até o momento a Tone publicou 16 títulos. A edição em Inglês do 16º ainda não chegou ao Brasil, mas já está sendo vendido na Cultura (a chamada pré-venda).

Uma das minhas dificuldades com os livros é o idioma. Tenho muita vontade de ter na minha coleção pelo menos um exemplar em norueguês, o idioma em que os livros são originalmente publicados, mas se já passo sufoco com o inglês, o francês e o alemão, imagine com a língua nórdica!

No começo eu executava os projetos com o dicionário do lado, mas agora já me habituei aos termos e o processo não varia muito, a não ser em projetos muito peculiares. Com a prática a gente vai fazendo “de olhos fechados”, rsrs (brincadeirinha).

O primeiro livro da Tone foi lançado em 2003, com o título original norueguês “Jul med Tildas venner”. Esse livro foi traduzido para outros idiomas e a edição que comprei é em alemão, publicada em 2009, com o título: “Tildas Weihnachter”. É um belíssimo livro dedicado ao Natal, com projetos maravilhosos para decorar a casa e presentear. É nele que tem a rena, por exemplo.

É este:

O que há disponível até o momento em português:
 É neste livro que você encontra uma Tilda clássica inspirada em Marilyn Monroe: a Tilda "costureira". A edição que tenho é em francês.

 Neste, como a capa já mostra, você encontra a "Tilda de macacão", como ficou conhecida na Internet. Aqui também está o Anjo do Jardim, uma das mais bonitas bonequinhas, e a guirlanda de Verão.
 Livros dedicados ao Natal são vários, este é um deles. Apesar de ter poucas páginas, há vários projetos lindos para decorar a casa e presentear nessa época do ano
De todos os livros, "Ideias para o Inverno" é o que tem menos projetos. Investi na compra dele apenas para ter a minha biblioteca completa, mas não é daqueles livros que fazem a gente suspirar! Porém, há uma linda casinha para se fazer e tildinhas para pendurar na árvore de Natal.
Dos mais recentes já publicados pela Tone é o "Ideias para a praia". Um livro encantador, lindo, com vários projetos deliciosos!
Todos os livros acima tem menos de 50 páginas. "O Ateliê da Tilda" é o primeiro livro com mais de 150 páginas traduzidos para o português. É um dos clássicos! É maravilhoso e tem várias bonequinhas lindas para reproduzir! É um investimento que vale muito a pena fazer. Adoro!
Vamos ficar na torcida para que outros clássicos sejam também traduzidos!

O que vou falar agora não é propaganda, viu gente? Não ganho nada com isso, absolutamente! É apenas dica para quem estiver interessada em investir numa biblioteca Tilda. Os livros já traduzidos para o nosso idioma estão com preços promocionais na Livraria Cultura. Vale a pena investir se você quiser ter instruções completas, moldes em tamanhos originais e acesso a todos os projetos da Tone, sem falar que os livros são belíssimos e ficam à sua disposição para quando quiser executar algum, dentro do seu ritmo. É a melhor opção, se você realmente gosta de Tilda!
Espero que tenham gostado!
Bom fim de semana!
Beijinhos
Ju

10 comentários:

  1. Adorooooooo tem mesmo que investir nesses livros. É fonte de inspiração!! São maravilhosos.

    Eu tenho todos da EZ e não abro mão de nenhum clássico de tricô!

    bjinhos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é um mundo encantado messsmo.
    Achei tudo mto lindo e fofo por aqui.
    Admiro demais o universo Tilda.
    E vc ainda é uma pesquisadora do assunto, parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Ju, por nos dar todas as informações sobre os livros e a promoção da Cultura.
    É maravilhoso, poder ter acesso a esse mundo, tão delicado das Tildas, nosso coração se enche de ternura. Assim, como é encantador quando posta seus trabalhos tão lindos, feitos com muito carinho. Obrigada por partilhar, tenha um excelente final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju! Que bacana sua descrição dos livros da Tone, eu não sabia dessa sequência, achei legal sua pesquisa. Sei que você não faz propaganda, se alguém falar isso não liga não. O importante é que você admira o trabalho dela assim como eu, isso sim dá pra perceber nas suas postagens. Um forte abraço, Clau.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju! Não sabia que vc tinha voltado com o blog.
    Antoniela não tem ainda 3 anos.
    Está com Lipidose Hepática que é chato de tratar(mas não é câncer).
    Tem se alimentado pela sonda que vai do pescoço ao estômago.
    Mas já começa a se alimentar. E não mais vomita o que é ótimo.
    Que a sua cadela, consiga superar o câncer.
    Um beijo cheio de saudades, viu?

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju!!! Olha eu aqui!
    Menina, eu queria muito, muito e muito ter livros em portugues, como facilitaria a vida, hehehehe!
    Mas todos que tenho são em ingles e mesmo assim vou dando conta de uma arte e outra.
    Outro dia achei na Saraiva de Campinas um...sim, apenas um livro da Tone, mas dou sorte, pois era exatamente um que eu não tinha, do natal do ano passado, ou retrasado, agora estou em dúvida. Aquele que tem o porquinho e as ovelhas na cabana sabe? Ele é maior e estou riscando alguns moldes, espero ter tempo para costurar antes do natal.
    A vida está corrida na família, mas vamos que vamos e sempre que posso visitar não me esqueço deste seu cantinho mágico e suas explicações e artes que adoro!
    Beijos, alegrias em sua casa e boas inspirações sempre!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  7. Qual o livro da Tilda que tem os coelhinhos ,gatinhos e outros bichos


    Qual o livro da Tilda que tem os moldes de coelhinhos e gatinhos ou seja bichinhos desse tipo?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elton,
      Obrigada pela visita. Respondendo sua pergunta, o livro com estas características é "Crafting Tilda's Friends". Acredito que ainda esteja disponível na Cultura ou na Saraiva.
      Ju

      Excluir
  8. Tem o Livro Tilda Toy box em português?

    ResponderExcluir
  9. Olá, comprei pela primeira vez o livro dá tilda estou interessada em fazer, só que estranhei que os livros são pequenos e tem no final moldes aí vem minha dúvida qdo imprimir o tamanho nao tem no livro o tamanho delas. É assim mesmo? Comprei "The Tilda caracteres collection. Se puder me orientar, agradeço.abraço

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!