sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Sweetheart Doll

Olá queridas!
Ela é uma fofa, um amor! Estou falando da Sweetheart Doll, a bonequinha do novo livro da Tone. Ele ainda não chegou, houve um atraso no lançamento e a Livraria Cultura já me informou que só receberá no final de Novembro. Adquiri na pré-venda a um preço razoável e agora já está bem mais caro. Foi bom ter me adiantado, rsrs.
Mas enquanto o livro não chega, com suas 128 páginas repletas de fofurices, euzinha aqui não resisti e fiz a doce bonequinha utilizando o kit que já está disponível!
Este

Dentro dele vem moldes, instruções super detalhadas com imagens, tecidos, linhas, agulhas, botões, palito de madeira, tinta, pincel (um amor o pincel cor-de-rosa, que esqueci de colocar para a foto!), elástico, papel termocolante e velcro (nem usei).


Não é simples fazer essa linda bonequinha...
Primeira dificuldade: a jaqueta. Ela é forrada e utiliza-se o mesmo tecido para o forro. Penei para fazer. Fiquei tão concentrada que nem pensei em fotografar algumas etapas do processo. Além disso, tem várias preguinhas que precisam ser feitas com cuidado. E querem saber o que aconteceu? Depois de tudo costurado percebi que uni uma parte da frente ao contrário e a preguinha ficou virada para o lado oposto! Depois de tanta trabalheira claro que nem pensei em desmanchar!
Vejam a minha Sweetheart Doll gente!!!
Ela mede 30 cm em pé
Essa prega era para ter ficado para o outro lado! E eu passei o ferro muito até embaixo. Não é para ser assim, viu? Mas isso dá para ajeitar fácil, fácil. É só passar novamente.
As mangas da jaqueta não tem forro
A medalha é feita com o papel termocolante. Aliás, de muito boa qualidade, viu? E sobrou um bom pedaço para outras artes!
A calça é um mimo. Tem elástico na cintura e nas perninhas. As perninhas são levemente curvas e viradas para fora. Costurei à mão os pezinhos...
Mãozinha também costurada à mão
A cabecinha de Sweet não é achatada. Depois de colocar o enchimento - e precisa ficar bem cheinha - ela precisa ser delicadamente moldada com as mãos. Reparem na reentrância sutil que mostra a primeira seta e na projeção sutil que mostra a segunda seta
 Aqui dá para ver melhor
Na parte de trás também tem essa projeção, então a cabeça fica com um formato bonito, arredondado.
A bandana e o laço: detalhes muito lindos!
Esse laço é para ser preso com pequenos pontos de costura, mas optei por prendê-lo de um modo muito mais simples: com um alfinete pequeno, por trás. Nem se vê e fica perfeito!

Alguns detalhes do processo
 Segunda dificuldade: traçar o cabelo. Precisei fazer 3 vezes. Essa da foto é a segunda. A primeira está na parte de trás. Não é fácil para mim, que não tenho habilidade para desenho à mão livre. Precisei refazer a cabeça (usando o tecido do kit e ainda sobraram pedacinhos), porque não gostei das duas primeiras tentativas e a peça ficou inutilizada... Na terceira, deu certo!
 Terceira dificuldade: pintar o cabelo. É preciso bastante cuidado. Usei duas demãos de tinta, para uma boa cobertura. A tinta que vem no kit é um pouco mais líquida que a nossa tinta para tecido e tem uma tendência a se espalhar no tecido de algodão.
Pintei primeiro a parte de trás, os pirotes e tudo o mais, deixando as bordas por último, depois de tudo seco. Então, fiz uso de fita crepe para ir isolando as áreas com cuidado e fui pintando devagarzinho, com muita paciência.

A calcinha!
O tecido é dobrado duas vezes na cintura e nas perninhas, criando uma passagem para o elástico. Costurei à mão.


 Prontinha!
Quarta dificuldade: prender a cabeça no corpo. A cabeça é grandinha e tem um certo peso em relação ao corpinho. O pescoço precisa estar bem recheado e vi que não seria fácil segurar as duas peças e costurar ao mesmo tempo. Tive a ideia de colocar um espetinho de madeira na boneca (aqueles para churrasco), de baixo para cima, de modo que a ponta fina saísse bem no centro no pescoço. Então, encaixei a cabeça delicadamente, alinhando costura com costura. Prendi com alfinetes e completei o enchimento deixando tudo bem firme a alinhado. Só então costurei. Ficou perfeito e muito fácil de manusear. Percebi que o espeto de madeira deixou tudo muito firme, então não o retirei. Coloquei a bonequinha sentada e medi a parte que deveria ser cortada. Pronto!
Só então vesti a Sweet.
Quinta dificuldade: pintar os olhinhos. Os olhinhos da Sweet tem 7 mm de diâmetro e precisam ser colocados na posição correta. Aliás, o kit trás a orientação sobre as distâncias para se traçar o cabelo e os olhinhos, o que facilita muito, mas como pintá-los no tamanho correto? Lembrei dos meus pinceis, ou melhor, da ponta dos meus pinceis e lá fui eu medi-los. Descobri que o pincel de cerdas nº 20 da Condor  (cabo amarelo) tem exatamente o diâmetro de 7 mm! Não podia ser melhor!
Como sobrou tecido da jaqueta e da calça, tive a ideia de fazer um banner bordado, usando como modelo o que está na caixa do kit:
E é isso. Mais um desejo realizado!
Eu amei a minha Sweetheart Doll e espero que vocês também gostem!
Bom fim de semana!
Beijinhos
Ju



20 comentários:

  1. Um amor! Que linda, querida Ju! Estou absolutamente rendida ao teu talento.
    Muitos beijos da Nina

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju, querida

    Amei a sua bonequinha, está maravilhosa!!!!!
    Você tem o dom, para trabalhos muito complicados e minuciosos. Parabéns com Louvor.
    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito linda Ju, parabéns!
    Feliz final de semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  4. Lindíssima Ju,parabéns! Lendo seu relato parece que até ouço sua voz que deve ser como você e seu blog, cheio de carinho e paz. Beijos, Clau.

    ResponderExcluir
  5. Assim como a Nina estou rendida ao seu talento.
    Parabéns, parabéns.
    Linda semana para todos aí.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, minha xará!
    Também amo as Tildas!
    Mas não tenho o molde dessa Fofura, vc a fez tão bem, tão linda!
    Me passaria esse molde?
    Julianacseixas@gmail.com
    Muito obrigada!
    Parabéns!
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      Obrigada pela visita e pelo comentário. A Sweet é mesmo uma graça.
      Ju, eu não repasso moldes, desculpe. Comprei o kit, pois ainda não recebi o livro.
      Abraço!
      Ju

      Excluir
  7. Oi Ju, minha xará!
    Também amo as Tildas!
    Mas não tenho o molde dessa Fofura, vc a fez tão bem, tão linda!
    Me passaria esse molde?
    Julianacseixas@gmail.com
    Muito obrigada!
    Parabéns!
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, tudo bem?
      Obrigada pela visita, viu? Ju, não compartilho os moldes originais que obtenho comprando os livros, pois são protegidos por direitos autorais e o compartilhamento por quaisquer meios não é permitido. Se você comprar o livro terá acesso a esse molde e a muitos outros lindos para reproduzir!
      Beijos
      Ju

      Excluir
  8. Parabens ficou linda! Mas voce sabe me informar onde comprar o kit? Ele é vendido por quem? Porque vejo que o tecido do corpo é um tecido diferente né?

    ResponderExcluir
  9. É muito linda essa pequeninha, como tudo que a Tone Finnanger cria!
    Por favor, você pode informar onde comprar esse Kit?
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magali, tudo bem? Primeiro, agradeço sua visita ao Mundo Encantado e espero que perdoe a excessiva demora em te responder!
      Então, o kit da minha Seetheart Doll eu adquiri através de uma amiga que mora na Dinamarca, a Rosane Mortensen. Ela vende tecidos, acessórios e tudo o mais de Tilda. Entre em contato com ela pelo Face: https://www.facebook.com/rosane.paivamortensen
      Acho que ela está em férias no Brasil, mas logo deve retornar a Dinamarca!

      Beijos
      Ju

      Excluir
  10. Lindíssima sua Tildinha! Estou buscando referências, pois estou fazendo a minha e lidando com as dificuldades da montagem. Obrigada por compartilhar sua experiência! Beijos e tudo de bom! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica!
      Muito obrigada e fico feliz por ter sido útil. Realmente, montar a Sweet exige paciência...
      Tudo de bom para você também!
      Beijos
      Ju

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Ju,
    Meu nome é Patrícia e estou apaixonada pela sua Tilda, aquela preguinha q. ficou para dentro deu um charme, rsrrs. Vou tentar fazer uma.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia!
      Agradeço sua visita e seu comentário gentil! Ela é uma fofa, sem dúvida! Se tiver oportunidade visita minha página no Facebook: https://www.facebook.com/retrosrose/
      Abraço
      Ju

      Excluir
  13. olá. como faço para adquirir o livro?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde. Quero indicação para comprar o livro... Qual o nome desse e o de comprar por favor? Vem moldes e passo a passo? Obrigada🌷

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!